O Sábado Santo é a passagem misteriosa da morte para a ressurreição, é o “descanso” do Senhor.
As primeiras comunidades cristãs honravam a sepultura de Jesus, passando o sábado santo no descanso e na espera, na oração silenciosa e num rigoroso jejum. Nenhum alimento devia ser ingerido, a fim de não quebrar o jejum que antecedia a comunhão na noite de Páscoa.
COMO VIVER ESSE DIA?
Quem participou, nos dias anteriores, da paixão e morte do Senhor poderá, facilmente, penetrar no espírito desse grande dia em que se pressente a ressurreição.
Jesus foi como o grão de trigo depositado no sepulcro. Porém, o gérmen da vida nova da ressurreição, está para eclodir na maior das vitorias.
A vigília pascal dessa noite é o momento-ápice e ponto central de toda a Semana Santa. Participar dessa cerimônia significa encontrar o sentido pleno de tudo o que vivemos, é ressuscitar com Cristo, participar de seu triunfo sobre a morte e o mal, renascendo para uma vida nova.
Por meio da luz do Ressuscitado que receberemos essa noite, conseguiremos iluminar nossas famílias, o ambiente de trabalho e tantas coisas obscuras que existem na sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário