terça-feira, 27 de abril de 2010

Derrubada de cajueiros na Serra de Santana é tema de seminário nesta quarta-feira

Tema cada vez mais frequente na mídia e associado diretamente às práticas humanas o aquecimento do clima global vem tendo uma atenção especial também em Cerro Corá. Um dos principais focos dessa preocupação nos últimos meses está relacionado à derrubada de dezenas de cajueiros na região da Serra de Santana, o que, segundo especialistas, contribui ainda mais para o aumento da temperatura, afinal, as florestas refrescam a atmosfera absorvendo o dióxido de carbono do ar, substância que representa mais da metade dos gases de efeito estufa.

Para discutir o assunto o Sindicato dos Trabalhadores Rurais juntamente com a Prefeitura Municipal, Igreja Católica e Associações Comunitárias do município promoverão na tarde desta quarta-feira (28) na Associação de Baixa Verde, na própria Serra de Santana, um seminário com todos os produtores de caju para discutir as consequências do desmatamento desenfreado na área. As palestras serão proferidas por Emídio Gonçalves da ADESE e Território da Cidadania, pela agrônoma Albanita Peixoto e pelo Pe. Erivan Primo, um dos mais preocupados com o despertar da consciência dos cerrocoraenses e que tem levado o tema até mesmo às suas celebrações. A exposição está inserida dentro das comemorações alusivas à festa do agricultor, que acontece neste sábado, 1° de maio.

Ainda nesta quinta-feira (29) um segundo seminário será realizado na Escola José Rodrigues dos Santos, em Ipueiras, para debater a conservação do solo e a caça predatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário