sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vice-presidente da FETARN realiza intercâmbio sobre a Cadeia Produtiva do Mel com produtores da Serra de Santana


O Secretário de Política Agrícola e vice-presidente da FETARN, Francisco José da Silva, realizou, nesta quinta-feira (04), um dia de discussão sobre a cadeia produtiva do mel com produtores da Serra da Santana. Na ocasião foi discutida a importância dessa atividade como fonte de renda e agregação de valores para os agricultores familiares.


De início, foi realizada uma visita à unidade de processamento do mel, anexo ao Assentamento Santa Clara, Vila A, onde foi feita uma exposição pelo presidente da Associação Cerrocoraense de Apicultores, Everaldo Pereira, pelo próprio Francisco José, entre outros beneficiados. Em seguida, o grupo, de aproximadamente 45 pessoas, foi a campo conhecer os apiários da propriedade do senhor José Luiz, no município de Lagoa Nova, onde foi feita uma demonstração do manejo da atividade. Logo após, foi a vez de conhecer mais uma unidade de processamento de mel na cidade de currais novos, seguida de uma nova demonstração e discussão sobre a comercialização do produto no mercado.


Na unidade de processamento do Sítio Novo, em Cerro Corá, onde a atividade é feita de forma associativa, a comercialização vem sendo feita juntamente a CONAB, além da distribuição simultânea nos comércios locais. Esta unidade conta com um grupo de 20 apicultores, e com uma produção de aproximadas 8 toneladas de mel por ano, tem recebido apoio de projetos comunitários importantes, a exemplo do programa Desenvolvimento Solidário, além de um novo projeto já aprovado no valor de R$ 170 mil reais do programa Campo Mais Forte. O presidente frisou que tem tido apoios importantes, como do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Corá, da FETARN, através do senhor Francisco José, o Chiquinho, bem como da EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura.


Ao final do intercâmbio, foi realizada uma reunião em que o senhor Francisco José demonstrou aos presentes a importância da união de todos os produtores com o objetivo de trabalhar a questão da organização comercial dos produtos, e citou como exemplo a Cooperativa da Agricultura Familiar do Seridó. Em fase de andamento, a associação pretende agregar todos os produtores das diversas culturas existentes na região, a exemplo da fruticultura, da mandiocultura, leite, mel, hortifrutigranjeiros, avicultura, além de produtos produzidos de forma artesanal. O mesmo informou que realizará novos intercâmbios para visitar projetos com experiências exitosas em outros municípios do Rio Grande do Norte, a exemplo de Vera Cruz, João Câmara, Apodi, Serra do Mel e outras regiões do estado, trabalho este que poderá se expandir por outras localidades do país.

Após as explanações, Chiquinho apresentou outro projeto de horticultura em Lagoa Nova, uma experiência exitosa nessa atividade da agricultura familiar do citado município.



A movimentação desta quinta-feira contou também com a representação da Prefeitura de Lagoa Nova, através do já citado José Luiz, Secretário de Meio Ambiente, do STR de cerro corá, da vice- presidente do Fórum de Articulação da Serra de Santana, Gorett Garcia, do professor José de Arimatéia, também apicultor, e tantos outros agricultores, além da cobertura da Rádio Liberdade FM.

Este tem sido o desempenho do senhor Francisco José a frente da Secretaria de Política Agrícola da FETARN. Não bastasse a grande luta pela implantação da Central de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do RN, que já está instalada nas imediações da SEASA e CONAB, na capital do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário