domingo, 13 de março de 2011

Câmara Municipal homenageia mulheres que fizeram história na política do município


A Câmara de Vereadores de Cerro Corá realizou na última sexta-feira (11) uma bonita homenagem às mulheres cerrocoraenses que já passaram pelo legislativo municipal. Com a presença das principais autoridades políticas locais, as ex-vereadoras Ana Maria, Fátima Melo, Gorett Garcia, Wanda Melo, além da atual Graça Medeiros, foram condecoradas com a comenda "Honra ao Mérito 08 de Março", uma forma de reconhecimento pelos trabalhos prestados por elas à comunidade no período em que legislaram.

Com 56 anos de história e 67 parlamentares eleitos, o Legislativo cerrocoraense contou com apenas cinco mulheres, um percentual de apenas 7,4%, contra os 92,6% de homens que já exerceram cargos de vereadores. Conheça um pouco da trajetória política dessas cinco guerreiras que conseguiram superar os desafios e driblar a supremacia masculina na câmara:

ANA MARIA DA SILVA

Eleita vereadora pela primeira vez em 1983 , foi a primeira mulher a ocupar o cargo na Câmara Municipal de Cerro Corá. Durante o mandato, que durou 6 anos, Ana Maria foi presidente da Mesa Diretora da Câmara por 4 anos, eleita duas vezes consecutivas. Em 1989 é eleita novamente vereadora, encerrando este segundo mandato no ano de 1992. Um dos nomes mais expressivos da política local, Ana Maria ainda exerceu o cargo de vice-prefeita do município ao lado de João Batista, de 2001 a 2004. Atualmente preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Corá, instituição fundada pelo marido, Francisco José da Silva, o Chiquinho.


WANDA ALVES DE MELO

Foi a segunda mulher a ter uma cadeira na Câmara Municipal. Seu mandato durou de 1989 a 1992. Nesse período participou da Mesa Diretora, por dois anos, como vice-presidente. Dona Wanda tentou a reeleição, mas, não obteve sucesso.

MARIA GORETE DANTAS

Lançou-se candidata pela primeira vez no ano de 1992. Eleita com maioria de votos, Gorett Garcia, como é conhecida, exerce seu primeiro mandato de 1993 a 1996. Em 1997 assume o cargo pela segunda vez, encerrando a carreira política no ano 2000, quando tentou a reeleição, mas não se elegeu. Atualmente, a ex-parlamentar é licenciada em letras e professora aposentada pela rede estadual de ensino.

MARIA DE FÁTIMA MELO

Foi eleita três vezes consecutivas para o cargo de vereadora. Exerceu seu primeiro mandato no período de 1989 a 1992. A segunda legislatura ocorreu nos anos de 1993 a 1996, a terceira de 1997 a 2000. Fátima Melo ainda tentou se eleger pela quarta vez como vereadora, mas não conseguiu êxito. Irmã do ex-prefeito João Batista, Fátima exerce, atualmente, o cargo de Secretária Municipal de Educação.

MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA

Iniciou a vida política em 2008, quando lançou-se candidata a vereadora pela primeira vez e foi eleita com maioria de votos pelo PMN. Única mulher a legislar atualmente no município de Cerro Corá, Graça terminará seu primeiro mandato em 2012, quando deverá tentar a reeleição.

Fonte de Pesquisa: Livro "Poder Legislativo de Cerro Corá: 55 anos de História", por Josenildo Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário