terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeitura substitui ônibus escolar para transporte de alunos até Currais Novos

A Prefeitura Municipal de Cerro Corá substituiu o ônibus escolar que transporta alunos que estudam na cidade de Currais Novos no período noturno. O veículo que era utilizado no transporte pertence ao programa "Caminho da Escola", um programa do Governo Federal criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares dos municípios brasileiros. Cerro Corá conta hoje com três ônibus desse tipo, utilizados, principalmente, no transporte de estudantes da zona rural, matriculados na educação básica do município.

Em fevereiro, aproximadamente 30 jovens cerrocoraenses que estudam em Currais Novos em instituições de ensino como UFRN, IFRN, FAS e Central de Cursos, enviaram ofício è prefeitura solicitando a liberação de um dos veículos do município para o transporte dos mesmos até a cidade vizinha. A solicitação foi aceita e as viagens eram feitas com segurança numa das unidades do programa "Caminho da Escola", até que o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá, Ronaldo Villar, resolveu questionar a forma como esses veículos estavam sendo utilizados pelo poder público cerrocoraense, através de um requerimento enviado à prefeitura na semana passada, no qual solicitava um relato das rotas feitas diariamente pelos veículos do programa federal e de mais dois, não inclusos nessa modalidade.

Atendendo às normas do programa e aos argumentos do vereador, a prefeitura decidiu utilizar outro veículo municipal para a rota Cerro Corá-Currais Novos. O ruim, é que este apresenta sérios problemas de manutenção, pondo em risco a vida das pessoas que trafegam todos os dias numa estrada de ladeiras e curvas perigosas. Para provar o que estamos dizendo, o ônibus quebrou nesta noite de segunda-feira logo após chegar à cidade. Não se pode afirmar se os estudantes poderão se dirigir a Currais Novos nesta terça-feira, já que não se tem certeza quanto ao conserto do veículo. Muitos desses alunos estão em plena semana de provas, e a falta às aulas pode acabar prejudicando esses discentes, que precisam apresentar, junto à instituição de ensino na qual estão matriculados, um documento que comprove os reais motivos da ausência nas salas de aula.

Pelo andar da carruagem, a única saída será pagar pelas passagens, que custa, em média, R$ 80,00 mensais em carros de transporte particular, um golpe no bolso desses jovens, que sonham e batalham por uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário