quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aposentados que ganham mais de um mínimo não terão aumento acima da inflação

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima de um salário mínimo por mês não terão reajuste acima da inflação. A informação, segundo publicado pela Agência Brasil, é do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

De acordo com Carvalho, a decisão não é definitiva e o tema deve voltar a ser discutido em 2012.

As entidades que representam os aposentados e pensionistas reivindicam aumento em torno de 12% para os cerca de 9 milhões de beneficiários que ganham mais de um salário mínimo. O impacto de um reajuste neste patamar seria de uma despesa adicional de aproximadamente R$ 8 bilhões para a Previdência.

Até o momento, o governo propõe acréscimo de 6,3%, referente à estimativa da variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) este ano.

A posição do governo não agradou aos representantes dos aposentados. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, João Batista Inocentini, o aumento reivindicado ajudaria a estimular a economia.

Para o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, o veto ao reajuste dos aposentados está relacionado à sustentabilidade do sistema, que precisa passar por reformas. “A discussão é a situação da Previdência, que está precisando de uma reforma para poder pagar melhor os aposentados”.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário