sábado, 14 de novembro de 2009

"Oftalmologia no Show da Manhã"


Os ouvintes da rádio Liberdade FM e do Show da Manhã, puderam conferir nessa sexta-feira uma entrevista ao vivo com a oftalmologista Altiva Maria Pereira, destacando os mitos, as verdades e listando os cuidados necessários para preservar a saúde da visão.
O principal tema abordado na conversa, foi com relação às medidas adotadas ainda na infância para se evitar futuros problemas visuais. Na opinião da Dra. Altiva, os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos, se estes demonstram algumas dificuldades para enxergar em determinadas situações, se apresentam características anormais no sistema ocular, como mudança na cor da pupila ou desvios. Uma questão destacada e que merece uma atenção especial ainda na primeira infância, é o Glaucoma Congênito, uma doença que pode evoluir gradativamente ao longo da idade e que pode levar a perda total da visão se não for tratada a tempo. Geralmente a criança que apresenta este problema, chora bastante porque sente dor ou tem olhos em tamanhos diferentes. Porém outros fatores podem também, levar à cegueira, exemplos disso são as conjuntivites mal cuidadas ou outras doenças degenerativas da retina, fatores que tem cura, desde que se procure ajuda profissional e o tratamento adequado.
Um fato que muitos desconhecem, é o quanto um problema visual sentido ainda na primeira fase da vida, pode atrapalhar no desempenho escolar. Dificuldades de concentração, desinteresse, carência no desenvolvimento da escrita e da leitura, são aspectos desencadeados por defeitos visuais. A realidade cerrocoraense, não exclui os casos de crianças que frequentam as salas de aula mesmo sofrendo de doenças oculares. Visando a falta de estrutura das nossas escolas e o despreparo dos profissionais da educação para atender às necessidades desses discentes, a Dra. Altiva Maria anunciou durante a entrevista, que está trabalhando num projeto aqui na cidade, que visa tirar da escola todas as crianças com deficiências mais sérias na visão, pois de acordo com ela, um simples exame pode detectar patologias que podem prejudicá-las durante o resto da vida. Nesse trabalho, a Dra. orienta os professores, principalmente, a identificar essas crianças e encaminhá-las ao seu consultório, que se dispõe, inclusive, a dar uma cortesia especial àqueles que não puderem pagar a consulta. Depois de tratadas, retornariam à rotina escolar mais aptas a participarem das atividades disciplinares.
Altiva Maria, aconselha cada um de nós a cuidar com carinho daqueles que são o espelho da alma: os olhos. Com hábitos simples e diários de higiene, como pela manhã lavar o rosto com água e sabão ou nunca levar as mãos sujas aos olhos, podemos mantê-los sempre saudáveis. É importante ainda se proteger contra os raios solares com o uso de óculos que possuam filtro bloqueador.
Convidada por mim, Graça Santos, Dra. Altiva voltará mais vezes ao Show da Manhã pra informar os ouvintes da rádio Liberdade FM sobre a importância da saúde visual.
Fique ligado!

Para consultas oftalmológicas procure a Clínica de Olhos Altiva Pereira
Avenida São João
FONE: 3488-2561
Atendimentos às terças, quartas e quintas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário