sábado, 7 de abril de 2012

O Sentido do Sábado Santo

O Sábado Santo é a passagem misteriosa da morte para a ressurreição, é o “descanso” do Senhor. As primeiras comunidades cristãs honravam a sepultura de Jesus, passando o sábado santo no descanso e na espera, na oração silenciosa e num rigoroso jejum. Nenhum alimento devia ser ingerido, a fim de não quebrar o jejum que antecedia a comunhão na noite de Páscoa. 

COMO VIVER ESSE DIA? 

Quem participou, nos dias anteriores, da paixão e morte do Senhor poderá, facilmente, penetrar no espírito desse grande dia em que se pressente a ressurreição. 

Jesus foi como o grão de trigo depositado no sepulcro. Porém, o gérmen da vida nova da ressurreição, está para eclodir na maior das vitorias. 

A vigília pascal dessa noite é o momento-ápice e ponto central de toda a Semana Santa. Participar dessa cerimônia significa encontrar o sentido pleno de tudo o que vivemos, é ressuscitar com Cristo, participar de seu triunfo sobre a morte e o mal, renascendo para uma vida nova. 

Por meio da luz do Ressuscitado que receberemos essa noite, conseguiremos iluminar nossas famílias, o ambiente de trabalho e tantas coisas obscuras que existem na sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário