quinta-feira, 9 de junho de 2011

RN realiza primeiros Implantes Cocleares em Hospital Público do Estado

O Rio Grande do Norte realiza nesta semana os primeiros Implantes Cocleares em um Hospital Público do estado. Serão duas cirurgias disponibilizadas no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP-RN), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), o Hospital Universitário Onofre Lopes e a Empresa Phonak do Brasil. Os procedimentos ocorrerão na tarde desta sexta-feira (10), a partir das 13h, e na manhã do próximo sábado (11), a partir das 8h.

O implante coclear é uma cirurgia de alta complexidade, na qual é colocado um eletrodo dentro da cóclea (órgão responsável pela audição). Popularmente chamado de ouvido biônico, o implante é um aparelho eletrônico computadorizado, utilizado nos casos em que o paciente já teve perdas severas e profundas da audição, obedecendo a protocolo do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

A coordenação dos implantes será feita pelo Serviço de Otorrinolaringologia do HUOL, dirigido pelo médico Dr. Pedro Cavalcanti. A realização das cirurgias será transmitida em circuito fechado pelo Setor de Telemedicina ao auditório do Hospital, onde especialistas em Otorrinolaringologia e Médicos Residentes do HUOL/UFRN poderão assistir aos procedimentos em tempo real.

Participará da equipe de cirurgiões o otorrinolaringologista Dr. Pedro Guilherme Cavalcanti, que fez sua capacitação em Otologia e Implante Coclear no House Ear Institute, em Los Angeles – Califórnia; capacitação em Otoneurocirurgia na Clínica Mayo, em Jacksonville – Flórida; além de treinamento como fellow do grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, renomados Centros de Referência neste tipo de cirurgia.

Assessoria de Imprensa Clínica Pedro Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário