segunda-feira, 21 de junho de 2010

Convênio entre MDS e Governo do Estado vai garantir a construção de 2,8 mil cisternas

O governador Iberê Ferreira de Souza e o secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Gercino Saraiva, assinam convênio nesta terça-feira (22), no município de Angicos, para a construção de 2,8 mil cisternas em 60 cidades do Rio Grande do Norte.

A solenidade de assinatura acontece às 10h, e vai contar com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, que na oportunidade também vai assinar convênio com a Emater para a nova gestão do Programa do Leite (Programa de Aquisição de Alimentos - Leite Federal).

A parceria entre a Sethas, o MDS e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) já construiu cerca de quatro mil cisternas em 64 municípios. Desta vez, o investimento será de quase R$ 4 milhões, beneficiando cerca de 28 mil pessoas. O Governo do Estado entra com uma contrapartida de R$ 954 mil, além de oferecer, junto com a Seapac, uma capacitação para os beneficiários sobre o bom uso e a manutenção dos reservatórios de água.

O Programa Cisternas, do Governo Federal, tem como objetivo possibilitar à população do semi-árido o acesso a uma estrutura simples e eficiente de captação de água da chuva, além de promover a formação e a capacitação para a convivência sustentável com o Semi-Árido.

O público-alvo do programa são as famílias de baixa renda da zona rural, que não dispõem de fonte de água ou meio adequado de armazená-la, e que possuem renda per capita familiar de até meio salário mínimo ou, no caso dos idosos, renda total da família de até três salários mínimos, devendo ser priorizadas aquelas enquadradas nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família (PBF). Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água, o que garante o abastecimento de uma família de até dez pessoas durante um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário