quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Paróquia de Cerro Corá realiza ordenação diaconal de Joanilson Nascimento

A comunidade cerrocoraense presenciou na noite desta terça-feira (26), um dos momentos mais sublimes da igreja católica: a ordenação diaconal do, até então, seminarista Joanilson Antônio do Nascimento Nóbrega.

Joanilson é natural da cidade de Parelhas e após 10 anos de preparação no seminário, incluindo oito meses de trabalho em Cerro Corá, passa ao diaconato, função de auxílio aos bispos na realização dos sacramentos e na assistência aos pobres.

A cerimônia de ordenação contou com a participação do bispo da Diocese de Caicó, Dom Manoel Delson, além de treze padres, mais nove diáconos. O prefeito de Parelhas, Francisco de Assis, também esteve presente.

O blog conversou com Joanilson nesta terça a respeito da vocação e da sua função sacerdotal. Confira:

Blog: Como e quando descobriu que essa era a sua verdadeira vocação?
Joanilson: "Desde os sete anos de idade já pensava nisso. Não sei explicar como aconteceu. Sempre desejei ser padre, desde criança, e tenho encarado essa luta".

Blog: O que te motivou a fazer essa escolha?
Joanilson: "Depois que recebi a primeira eucaristia, vendo aquele sacerdote, vi que também podia ser alguém que não satisfizesse só os meus desejos, mas que também podia ser útil ao outro. A partir daí, desejando conhecer mais a Deus, a Cristo e á igreja, eu me senti motivado a também ajudar tantas pessoas a carregar o seu fardo de cada dia. Então, a minha vocação surgiu a partir do outro. Foi olhando o outro que eu descobri que podia ser alguém melhor ajudando as pessoas como padre".

Blog: Como a sua família e as pessoas mais próximas reagiram diante dessa escolha?
Joanilson: "A princípio não entendiam, não acreditavam que eu queria ser padre. Como criança eu sempre afirmava isso, mas eles não levavam a sério. Não queriam também, pois não queriam se afastar de mim, não queriam que eu me afastasse da vida familiar".

Blog: Qual o maior desafio que você encontra para continuar trilhando esse caminho?
Joanilson: "No mundo materialista, consumista e individualista que a gente vive, um mundo que diverge do tempo dos nossos avós, nossos pais, que mudou tanto, torna-se o grande desafio. Pessoas que mesmo diante de tantos meios de comunicação, vivem só. Estamos num mundo bastante desafiador, e é nesse mundo no qual lançamos nossas redes pensando no bem-estar da igreja".

Blog: Em algum momento pensou em desistir da vida sacerdotal?
Joanilson: "Já pensei. As crises fazem parte da nossa vida. Nós devemos passar por essas crises. Não devemos dizer que não teremos dificuldades. Os problemas são purificações que nos ensinam a viver".

Blog: O que espera do futuro?
Joanilson: "Espero como um digno servo, pelo menos, contribuir durante a minha vida para o serviço da igreja, para a paz, para o bem entre as pessoas. Espero o bem para o ser humano. Quero contribuir para a dignificação da pessoa humana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário