sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ano escolar poderá ter mais 20 dias

O MEC quer ampliar a jornada escolar obrigatória nas escolas públicas e particulares do país. Pela proposta, ou os colégios aumentam o número de dias letivos (de 200 para 220) ou o total de horas de aulas por dia.

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, um dia após a divulgação dos dados do Enem - conforme a Folha de São Paulo mostrou, houve redução da presença de escolas públicas entre a elite do ensino médio.

Se a mudança for implantada, haverá alterações no sistema educacional, como contratação ou ampliação de jornada de docentes e, provavelmente, aumento nas mensalidades na rede privada.

"Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", afirmou ontem Haddad.

"Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", disse o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo em evento do Todos pela Educação.

O MEC pretende dar quatro anos para as escolas se adaptarem. Dados do Censo Escolar 2010 mostram que só 6% dos alunos têm ao menos sete horas diárias de aula - a jornada obrigatória é quatro.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário