segunda-feira, 1 de março de 2010

Justiça eleitoral decide ainda neste mês sobre futuro político de Cerro Corá

Aconteceu hoje em Currais Novos/RN, pela manhã, na Justiça Eleitoral, uma audiência para ouvir as testemunhas de acusação e de defesa junto à Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que apura a ocorrência ou não de crimes eleitorais praticados por Raimundo Marcelino Borges, Novinho, atual prefeito de Cerro Corá, Dr. Macedo, vice-prefeito, João Batista de Melo Filho, ex-prefeito, Maria das Graças, vereadora, Francisco Aldo Maciel, vereador, Cícero Adonias de Medeiros e José Nilton Carvalho, ex-candidatos a vereadores, todos de Cerro Corá/RN.
A Ação tramita no Fórum de Currais Novos desde 03 de novembro de 2008 e fora proposta pela Coligação Vitória do Povo, que tinha como candidata a Prefeita nas eleições municipais de 2008, a Sra. Ana Maria da Silva, do PRB e Tomaz Pereira de Araújo Neto, vice, membro do PSB.
Os investigados são acusados pela Coligação de praticarem crimes eleitorais, como a compra de votos, promessas, abuso de poder político e econômico, oferecimento de vantagens indevidas com recursos próprios e públicos para a captação de votos e irregularidades no dia das eleições.
Na audiência estavam presentes Novinho, Dr. Macedo, José Nilton, conhecido como Dim-dim e Maria das Graças, além dos ex-candidatos Ana Maria e Tomaz Neto.
Estavam arroladas 21 testemunhas, mas apenas 6 delas foram ouvidas em audiência. Os investigados não apresentaram testemunhas de defesa, mas se defenderam alegando não ter existido tais crimes.
A audiência durou três horas e meia, sendo realizada no Fórum de Currais Novos. Preside o processo o Dr. Valdir Flávio Lobo Maia e tem como Promotor o Dr. Paulo Roger, ambos da 20ª zona eleitoral. Os advogados de acusação são Dr. Valério Marinho, Felipe Simonetti Marinho, Luiz Antonio Carvalho e Eliedson William da Silva, que também representa a Coligação. O de defesa é o Dr. João Gustavo Coelho Gomes e Dra. Flávia Maria Fernandes.
A sentença está prevista para este mês e decidirá a ocorrência ou não de crimes eleitorais que, caso comprovados, poderão resultar na perca de mandato dos investigados e outras penalidades previstas na legislação eleitoral, como a inelegibilidade dos mesmos por 3 anos.
Nas eleições de 2008, Novinho tivera 2.908 votos, contra 2.705 de Ana Maria e 633 de Othon Militão. Naquele ano votaram 6.908 pessoas, sendo 546 votos nulos e 116 votos em Branco. Cerro Corá tinha um eleitorado de 8.113 pessoas em 2008, distribuídos em 25 seções eleitorais.
A justiça eleitoral já cassou mais de 09 prefeitos eleitos em 2008 no Rio Grande do Norte. Outros processos ainda aguardam julgamento nos Tribunais.

Um comentário:

  1. rapaz aquela eleição foi imoral pq todo mundo via que dona ana ganhava. mas essas coisa da politica quem ta no poder sempre tem como comprar voto e precionar o povo. ate os funcionario publico eram precionados e os programas do governo usados por ele pra manipular o povo. espero que o juiz faça justiça e devolva a moral pra este município.

    ResponderExcluir